- Sem Reação Química: Ocorre com solutos iguais: Que a quantidade de soluto final após a mistura, é a soma da quantidade de soluto da mistura 1 com a mistura 2, e o volume também será a soma dos dois volumes - nf = n1 + n2 (número de mols final é igual à soma dos números de mols de cada mistura), vf = v1+ v2 (volume final é igual à soma dos volumes das duas misturas). Como sabemos que o número de mols é igual ao produto da massa molar e do volume ( n = M.V), então pode se dizer que a massa molar final multiplicado pelo volume final é igual à soma dos produtos entra as massas molares e os volumes de cada substâncias (Mf. Vf = M1. V1 + M2. V2) e podemos alterar na formula o produto para a concentração, formando a principal fórmula de misturas de soluções sem reação química (Cf. Vf = C1. V1 + C2. V2)
- Com Reação Quimíca: Ocorre uma pequena diferença para esse tipo de mistura, porém dve ser olhada com bastante cuidado, pois leva-se em conta a reação que existe entre os solutos e a concentração final se faz devido a quantidade de formação do produto tratado. Exemplo:Juntando-se 300mL de HCl 0,4mol/L com 200mL de NaOH 0,6mol/L, pergunta-se quais serão as molaridades da solução final com respeito:
a) ao ácido:
b) à base:
c) ao sal formado:Montar a reação química:Calcular n (número de mol) do ácido e da base:
Se forma 0,12mol de ácido e também de base e a proporção estequiométrica é 1:1, então a molaridade final de ácido e de base é zero porque reagiu todo o soluto.Calcular a molaridade do sal:
Antes achar o volume final:
Nosso blog SOUFODA foi criado com o intuito de mostrar como a química é importante para a nossa vida. SOUFODA foi o nome sugerido pois mostra como essa matéria é foda, tanto no grau de dificuldade, como nas pira muito louca que ela faz! ass: dudu

domingo, 11 de setembro de 2011
Misturas de Soluções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário